sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A ABADIA DE WESTMINSTER


A ABADIA DE WESTMINSTER  (WESTMINSTER  ABBEY)











A Abadia de Westminster é uma grande igreja em estilo gótico, sendo considerada a igreja mais importante de Londres. É famosa mundialmente por ser local de coroação do Monarca do Reino Unido e de casamentos reais.

As igrejas da Europa (com algumas excepções) tem vastas finalidades: entretenimento para turistas, venda de relíquias, cemitério de reis, rainhas e autoridades reconhecidas. É mais um campo de derivações, devaneios e também de compras. E a Abadia de Westminster em Londres inicia este ciclo na cadeia alimentar do consumo capital. 

Monumental por fora, mas sombria por dentro, esta abadia/igreja, onde são realizadas casamentos reais espetaculares me causou arrepios. Em todo canto um túmulo real ou de personalidade importante - figuras consagradas pela excepcionalidade estão lá sepultadas: Isaac Newton, Charles Darwin, Charles Dickens. Só nesta igreja tem mais de 3.000 túmulos, sendo 17 de monarcas. É uma necrópole real convertida em mausoléu nacional.

Há com certeza os ritos religiosos, momentos em que se guarda silêncio e horários determinados de missa para os moradores locais, mas o vaivém de turistas deve ser um incógnito para Deus. 

Visitei várias igrejas na Europa, todas muito ricas, monumentais, com bela  arquitetura, pinturas, orgãos exuberantes para música, mas em todas elas este silêncio sepulcral, repleto de visitantes como nos dias de finados no Brasil.

Como milhões de pessoas em todo o mundo assisti pela TV o casamento do príncipe Willian e Kate. Parecia tudo tão lindo, tão imponente, tão singelo pela televisão, mas minha impressão pessoal ao ver esta igreja de  casamentos requintados e coroações foi de decepção- achei tudo muito feio, rude, sem graça. Pessoalmente não gostaria de me casar neste lugar sombrio, carregado de elementos e da presença da morte.

Quando sai desta igreja sufocante, respirei finalmente o ar fresco de Londres, linda em  várias e tantas passagens, com aquele sol radiante de verão e pude alegremente celebrar  a experiência da vida após a espetacular exibição da morte.

Particularmente, não recomendo esta igreja para realização de casamentos.



galeria de fotos